sexta-feira, 12 de agosto de 2011

SALMO 129 - A Vitória Nasce da Resistência





1 Gravemente me angustiaram desde a minha mocidade, diga agora Israel;
2 Gravemente me angustiaram desde a minha mocidade, todavia não prevaleceram contra mim.
3 Os lavradores araram sobre as minhas costas; compridos fizeram os seus sulcos.
4 O Senhor é justo; ele corta as cordas dos ímpios.
5 Sejam envergonhados e repelidos para trás todos os que odeiam a Sião.
6 Sejam como a erva dos telhados, que seca antes de florescer;
7 Com a qual o segador não enche a mão, nem o regaço o que ata os feixes;
8 Nem dizem os que passam: A bênção do Senhor seja sobre vós; nós vos abençoamos em nome do Senhor.


O Salmo 129 fala sobre o Povo de Israel Oprimido, mas Protegido por Deus:

v.1-3 - Ao longo da história, Israel sofreu opressão nas mãos de vários inimigos
v.4 - Mas Deus sempre salvou o seu povo e castigou os inimigos
v. 5-8 - Deus fará uma diferença, deixando envergonhados os inimigos de Israel

COMENTÁRIO: Apliquemos este Salmo em nossa vida cotidiana, pois ele nos faz compreender a perseguição dos justos, daqueles que "piamente querem viver em Cristo Jesus, padecerão perseguições" (IITm 3:12).


Na Epístola 2Co 4:8-10, "Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados; perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos; trazendo sempre por toda parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus manifeste também em nossos corpos". Paulo nos exorta enfaticamente que, quando as circunstâncias exteriores se tornam insuportáveis e nossos recursos humanos se esgotam, os recursos divinos nos são dados, a fim de que desenvolvamos a nossa fé, esperança e força. Deus não abandonará, jamais, os seus filhos fiéis.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas sugestões e comentários.